Como aprendemos no post “Vocabulário bingueiro”, há várias expressões típicas no tão famoso jogo do Bingo. Elas não somente fazem parte da metodologia de jogo, mas também conseguem que seja identificado pelas pessoas. Entre essas expressões, há uma que ganhou mais força, com o passar dos anos: cantar Bingo!

E, sem dúvida, há um fato que fez com que isso fosse assim. “Cantar Bingo” tem sua particularidade, quer saber qual é? Os números não são simplesmente gritados. Para dizer muitos deles, os sorteadores recorrem às expressões populares e ao tão estimado pelos brasileiros Jogo do Bicho. É por isso que cada número passa a ser dito com alguma frase interessante que lembra alguma imagem do cotidiano ou até algum fato histórico.

Vamos conhecer alguns dos apelidos mais populares utilizados para Cantar Bingo.

Número 1- Para gritar esse número, os sorteadores, normalmente, utilizam a expressão “começou o jogo” e também “ronco de porco”.

Número 5- Para o número 5, da mesma maneira que para outros, é utilizado o Jogo do Bicho como ferramenta. O quinto animal representado nele é o cachorro, contendo os números 17, 18, 19 e 20.

Número 6- Ao invés de ser chamado só de seis, esse número é associado à expressão “meia dúzia”.

Número 9- Por mais que a sua origem é desconhecida, é o mais famoso. A expressão que o representa é “Pingo no pé 9 é” e, aparentemente, é uma mera rima.

Número 10- Para citar o número 10, é utilizada uma expressão relacionada ao futebol. Como o jogador que veste a camisola 10 é o gênio, o craque do time, ao sair sorteado no jogo do Bingo, é cantada a frase “craque de bola”.

Número 11- Aqui, os sorteadores unicamente utilizaram o conhecido bom senso. Para o número 11, é utilizada a imagem gráfica que ele mostra; “um” seguido de outro “um”. Por isso, a expressão “um atrás do outro”. Com sentido de rima, é usada a frase “casa de bronze”.

Número 12- Costuma ser chamado de “uma dúzia”.

Número 22- Partindo também do bom senso, para cantar o número 22, muitas vezes é usada a frase “dois patinhos na lagoa”, devido à semelhança que o número tem com o desenho de dois patos alinhados.

Número 26- Unicamente por uma questão de rima, esse número é chamado de “holandês”.

Número 33- Cantar o número 33 significa trazer um fato histórico à memória. É expressado com a frase “a idade de Cristo”, por ter sido a idade que tinha Jesus Cristo quando morreu.

Número 45- Mais uma vez uma referência ao futebol aparece em cena; desta vez para representar o número 45, com a frase “fim do primeiro tempo”, que é o tempo que dura cada um dos dois períodos nesse esporte, totalizando 90 minutos de jogo, isto é, 45 é a metade de 90. Acontece o mesmo, no Bingo jogado na Inglaterra (de 90 bolas).

Número 55- Para cantar o número 55, normalmente são utilizadas duas frases, mas a origem delas é desconhecido até o momento. Uma delas é “dois portugueses numa perna só” e a outra é “dois cachorros do padre”.

Número 66- Para se referir ao número 66 também há duas expressões. Uma delas é “um tapa atrás da orelha”, expressão que corresponde a um trocadilho sonoro. Já a outra é mais uma representação visual do número, sendo a frase “duas velhas”.

Número 75- Com exceção do Bingo de 90 bolas, o número 75 significa o fim, por isso é utilizada a expressão “terminou o jogo”, sendo o apelido da última bola.

Número 77- Por causa da imagem representada no número, o 77 é cantado como “duas machadinhas”.

Número 90- Devido a ser o maior número que pode ser encontrado no Bingo, de 90 bolas no caso, a imagem que dá nome a ele é “a velha”, sendo uma referência direta à idade avançada.

Esses são só alguns dos significados dos números sorteados no Bingo e, talvez, os mais relevantes ou interessantes. Está vendo como o Bingo, além de fazer com que as pessoas se divirtam e de promover os vínculos sociais, transmite e ensina algo que faz parte da nossa própria cultura? Sem dúvidas, uma rodada de Bingo é uma excelente oportunidade para compartilhar e aprender em equipe! Não perca o tempo, aproveite a se divertir conosco!

Cantar Bingo: conheça os apelidos mais populares!
Votar

1 COMMENT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here